domingo, 7 de dezembro de 2008

Atelier XT


Nome: Graça Paz
Cidade: Porto
Blog: atelierxt.tumblr.com
Site: http://www.atelierxt.com/
Loja online: xt.bigcartel.com ou www.etsy.com/shop.php?user_id=5116015
Flickr: www.flickr.com/photos/xtmoveis




Como descreverias o teu trabalho?

Ora bem! Algo sem o qual não consigo passar, uma extensão de mim, uma fuga do próprio dia-a-dia, uma paixão e uma necessidade! Além de tudo isto, o meu meio de subsistência, aliado a muitas horas de puro divertimento! :)



Como é que tudo começou?

Começou tudo com o meu gosto pelas artes e, sobretudo, pela decoração. O meu curso de eleição teria sido design de mobiliário, que na altura só existia em Lisboa. Como a vida dos meus pais estava numa fase complicada, optei por ficar no Porto e tirar o Ciesa na Cooperativa Árvore. Segui depois para design de moda. Adorei ilustrar, mas o resto não me encheu as medidas porque o que eu adorava mesmo era decoração. Acabei por ir trabalhar para uma loja, que na época era a mais gira de decoração aqui no Porto. Quando a loja fechou, eu e o Xitó (meu marido e arquitecto de profissão) resolvemos dar início a uma «empresa» que nasceu um pouco da necessidade de desenhar o mobiliário da nossa casa. A partir daí fomos sempre em frente e, com muita força de vontade, chegámos onde estamos hoje.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Esta pergunta é curiosa porque quase toda a gente pensa que XT vem de Xitó, mas na verdade tem a ver com um processo construtivo que usamos sempre no nosso mobiliário e em que se recorre ao x e ao t como forma de tornar as peças mais seguras e estáveis.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

O que me motiva é sem dúvida o enorme prazer diário que daí tiro! É um trabalho muito gratificante e variado, detalhado e que funciona um pouco by hazard (arriscando), ou seja, tirando partido de coisas que, não tendo por vezes nada a ver com o trabalho em causa, proporcionam outras coisas fantásticas e criativas. Adoro trabalhar com as mãos e com a criatividade e a imaginação, dependendo só de mim própria o resultado.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Sim, são o meu trabalho a tempo mais do que inteiro! Inteiro mais metade! :) Além disso, perco muitas horas nos meus blogs (não tantas como gostaria) e tenho uma família numerosa constituída maioritariamente por homens! Portanto, muito trabalhosa! :)

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De tudo, mas maioritariamente das emoções! De coisas que me tocam, como a solidão numa certa idade, coisas que vejo na rua, atitudes... e além disso, das minhas pesquisas, dos outros artistas, da música, muitíssimo do site http://www.ted.com/ que vejo sempre que posso e me revigora, especialmente pelo lado empreendedor das pessoas que por lá passam conhecidas ou não! Inspiro-me também nas cores... em tudo a bem dizer!



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Muito na internet. Não tenho muito tempo para lojas, onde geralmente não encontro nada de especial ou então encontro tudo o que é muito visto! Portanto, compro muito na internet e também improviso muito!

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Agrada-me o fim! :) Mas também muito a parte em que o processo criativo já passou e a ideia já esta a ser executada! E depois o início outra vez.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Através dos meus blogs e site, em lojas, nas revistas, mas sobretudo nos blogs que são a minha montra online para o mundo inteiro.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Importantíssimo! Trabalho horas a fio e já fiz muitas experiências até chegar onde estou. Tento sempre fazer melhor e vou continuar! É, como disse, a minha montra para o mundo e um enorme incremento no meu trabalho! Acho que o é para todos os artistas que trabalham em pequena escala e não têm hipótese de aceder a lojas. Assim, aproveitam esta coisa fantástica que é a internet para terem feedback dos seus trabalhos, o que é muito positivo e gratificante.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Posso ser muito sincera!? Por um lado acho fabulosa, na medida em que fomenta o pequeno negócio e a qualidade de vida que é trabalhar a partir de casa. Eu acredito que o futuro está nos pequenos negócios! Em países como a Índia em cada canto, cada porta, cada esquina há um pequeno negócio e assim se sustentam famílias e se incrementa a economia dos países. A vida está complicada e é uma forma de se ganhar algum dinheiro extra. Nesse aspecto acho fantástico, mas há o reverso da medalha. Acho que acaba por haver um exagero, na medida em que abundam pessoas que não tem jeito nem qualidade (peço desculpa pela sinceridade!) e vivem à custa das ideias dos outros.



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Eu digo sempre a mesma coisa: jamais copiar! Procurar um estilo próprio! Não há nada pior do que a falta de qualidade do trabalho ou a cópia mal copiada! Recomendo a pesquisa e olhar com olhos de ver para aquilo que geralmente já não observamos! Fazer coisas com qualidade exige das pessoas e é um processo por vezes frustrante mas que, quando se consegue, é maravilhoso e é só nosso.

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Geninne, Lutterlagkage, Herzensart, Hippyxic, Danita Art, Esther Mokka, Wishes&Heros, Bobilina... entre muitos outros.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

A minha casa no campo, num estilo de vida muito melhor, trabalhar com saúde e sucesso no atelier! E tempo para mim!

9 comentários:

Carla M. disse...

Já conhecia o trabalho da Graça, do qual sou grande fã.
Gostei muito de ficar a conhecer alguns detalhes mais pessoais.

É engraçado "ver" quem está para além de uma foto na internet.

Graça Paz disse...

Obrigado Carla e Elsa!!:-)

Elsa Fernandes disse...

Beijinhos às duas :)

vintage affair disse...

óptima artista, excelente entrevista, uma grande inspiração e bons conselhos!
felicidades***

Rita Pinheiro disse...

Gostei muito de te ler :)

maman xuxudidi disse...

É através da Graça que acabo de conhecer Vidas Crafty. Um projecto interessante.
E é sempre um grande prazer ficar a conhecer um pouco mais da Graça.

Elsa Fernandes disse...

Olá Maman Xuxudidi, bem-vinda :) Espero que continue a passar por cá para conhecer mais pessoas cheias de talento :)

Unknown disse...

Gosto sempre de ouvir o que tens para dizer Graça :)

tons neutros disse...

Gostei de te ler e conheçer!