Nome: Maria João dos Reis
Cidade: Porto
Blog: orangebymaryjohnofkings.wordpress.com
Site: brevemente online
Loja online: http://en.dawanda.com/shop/MaryJohnofKings
Flickr: www.flickr.com/people/orangefilled

Como descreverias o teu trabalho?
Desenho em materiais geralmente pouco utilizados para desenhar, como gesso, tecido, barro, madeira… o principal é o desenho.

Como é que tudo começou?
Tudo surgiu a partir de uma ideia de uma amiga que queria criar acessórios sob o repto de arte para usar. A ideia não foi para a frente, mas a partir daí comecei a fazer alguns alfinetes para mim e alguns amigos, até que mostrei o meu trabalho a uma pessoa da loja Imerge que, de imediato, se propôs a pô-los à venda na loja e assim tudo começou.

Como escolheste o nome do teu projecto?
Foi um pouco à pressão. Na altura usava tinta laranja para pintalgar as peças e lembrei-me que Orange era um nome engraçado, até porque nos lembra a fruta e, como a ideia era ter um trabalho fresco e sempre novo, achei que havia uma certa relação. E assim ficou. Hoje em dia escolheria outro nome.
Mais tarde, quando tudo começou a ficar mais sério, incluí o meu nome. Em inglês, porque é engraçado ver como os nomes se transformam ditos noutra língua, mas também devido a uma crescente vontade de internacionalização, sem dúvida.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?
Experimentar formas de criação diferentes que, neste caso, têm depois uma relação directa com pessoas.
Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?
Actualmente os meus dias são ocupados com trabalho e aulas de mestrado em arquitectura. Mas não me importaria de poder fazer dos crafts o meu trabalho de subsistência.
De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?
De imagens em geral, da natureza em particular. Adoro a fauna e gosto mesmo muito de desenhar animais, sejam eles pássaros, veados ou gatos. Sinto-me bastante à vontade nesse ambiente natural e tão diferente da humanidade. Adoro anatomia e os estudos científicos do século XIX. As horas que se passavam a desenhar para estudar um animal ou uma planta são hoje em dia impensáveis, mas é precisamente isso que me fascina, pois nessa altura o estudo era mesmo minucioso e o resultado belíssimo.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?
Em drogarias e papelarias.
De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?
Nos acessórios, o desenho; e na roupa a junção de diferentes materiais com a peça.

Como é que divulgas o teu trabalho?
Através de sites na internet e algumas feiras que vou participando.
A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?
Penso que é o mais importante até. Pois através da internet posso comunicar mais facilmente com lojas e possíveis compradores no estrangeiro, promove-me.

O que achas da actual moda do artesanato urbano?
Penso que como todas as modas é passageira e apenas os autores que merecem atenção vão continuar a criar. Hoje em dia existe muita gente a fazer a mesma coisa, acabando por se imitarem uns aos outros e criarem peças desinteressantes.
Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?
Fazer o que lhe dá prazer. E ter consciência que nada resulta excelente logo à primeira. É preciso muita prática e acima de tudo bom gosto. Imitar é bom para começar e aprender mas é necessário que haja uma transferência da personalidade do autor para o trabalho, senão nota-se que é apenas mais um…

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?
Com prazer! LinaPoum, Mia, O ponto sem nó, Alberto’s Family, EmedeMarta, depeapa, LadyDesidia, Petit a Petit, Dropes de Mentol, Elefante é a Vida, Defeito da Mão, TheBlack Apple e BukuBuku .
Quais são os teus sonhos para o futuro?
Trabalhar um pouco mais na promoção internacional através da internet. Ter uma loja onde possa ter o trabalho de todos os criadores que admiro e deixar a arquitectura para outro plano.

6 comentários:
Mais uma vez ADOREI!
Parabéns à artesã pelo trabalho... e a ti pela escolha da artesã...
:)
bjs
lindo trabalho!!
gostei muitissimo:D
parabéns :)
Ola Elsa
Parabens pelo conceito criado neste blog. Encontrei-o um pouco por acaso e desde entao nao perco uma entrevista. É bom conhecer um pouco mais as pessoas que fazem todas aquelas peças que tanto admiramos e saber que afinal ha mais pessoas que partilham os mesmos gostos e interesses que nos proprios.
Beijinhos
Telma Mota
Obrigado Guizito :)
Olá Telma,
Muito obrigado. Volta sempre :)
Descobri o teu blog há uns meses e guardei-o logo nas minhas referências... é um daqueles blogs que vale apena existir!
Muitos parabens pelo teu trabalho!
=) bjs
tenho uma pregadeira e adoro-a!
Enviar um comentário