domingo, 12 de abril de 2009

Orange by Mary John of Kings



Nome: Maria João dos Reis
Cidade: Porto
Blog: orangebymaryjohnofkings.wordpress.com
Site: brevemente online
Loja online: http://en.dawanda.com/shop/MaryJohnofKings
Flickr: www.flickr.com/people/orangefilled




Como descreverias o teu trabalho?

Desenho em materiais geralmente pouco utilizados para desenhar, como gesso, tecido, barro, madeira… o principal é o desenho.



Como é que tudo começou?

Tudo surgiu a partir de uma ideia de uma amiga que queria criar acessórios sob o repto de arte para usar. A ideia não foi para a frente, mas a partir daí comecei a fazer alguns alfinetes para mim e alguns amigos, até que mostrei o meu trabalho a uma pessoa da loja Imerge que, de imediato, se propôs a pô-los à venda na loja e assim tudo começou.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Foi um pouco à pressão. Na altura usava tinta laranja para pintalgar as peças e lembrei-me que Orange era um nome engraçado, até porque nos lembra a fruta e, como a ideia era ter um trabalho fresco e sempre novo, achei que havia uma certa relação. E assim ficou. Hoje em dia escolheria outro nome.

Mais tarde, quando tudo começou a ficar mais sério, incluí o meu nome. Em inglês, porque é engraçado ver como os nomes se transformam ditos noutra língua, mas também devido a uma crescente vontade de internacionalização, sem dúvida.



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Experimentar formas de criação diferentes que, neste caso, têm depois uma relação directa com pessoas.

Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Actualmente os meus dias são ocupados com trabalho e aulas de mestrado em arquitectura. Mas não me importaria de poder fazer dos crafts o meu trabalho de subsistência.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De imagens em geral, da natureza em particular. Adoro a fauna e gosto mesmo muito de desenhar animais, sejam eles pássaros, veados ou gatos. Sinto-me bastante à vontade nesse ambiente natural e tão diferente da humanidade. Adoro anatomia e os estudos científicos do século XIX. As horas que se passavam a desenhar para estudar um animal ou uma planta são hoje em dia impensáveis, mas é precisamente isso que me fascina, pois nessa altura o estudo era mesmo minucioso e o resultado belíssimo.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Em drogarias e papelarias.

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Nos acessórios, o desenho; e na roupa a junção de diferentes materiais com a peça.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Através de sites na internet e algumas feiras que vou participando.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Penso que é o mais importante até. Pois através da internet posso comunicar mais facilmente com lojas e possíveis compradores no estrangeiro, promove-me.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Penso que como todas as modas é passageira e apenas os autores que merecem atenção vão continuar a criar. Hoje em dia existe muita gente a fazer a mesma coisa, acabando por se imitarem uns aos outros e criarem peças desinteressantes.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Fazer o que lhe dá prazer. E ter consciência que nada resulta excelente logo à primeira. É preciso muita prática e acima de tudo bom gosto. Imitar é bom para começar e aprender mas é necessário que haja uma transferência da personalidade do autor para o trabalho, senão nota-se que é apenas mais um…



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Com prazer! LinaPoum, Mia, O ponto sem nó, Alberto’s Family, EmedeMarta, depeapa, LadyDesidia, Petit a Petit, Dropes de Mentol, Elefante é a Vida, Defeito da Mão, TheBlack Apple e BukuBuku .

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Trabalhar um pouco mais na promoção internacional através da internet. Ter uma loja onde possa ter o trabalho de todos os criadores que admiro e deixar a arquitectura para outro plano.

6 comentários:

Guizito disse...

Mais uma vez ADOREI!

Parabéns à artesã pelo trabalho... e a ti pela escolha da artesã...
:)

bjs

isabel f. disse...

lindo trabalho!!
gostei muitissimo:D
parabéns :)

Buffet d'artes disse...

Ola Elsa

Parabens pelo conceito criado neste blog. Encontrei-o um pouco por acaso e desde entao nao perco uma entrevista. É bom conhecer um pouco mais as pessoas que fazem todas aquelas peças que tanto admiramos e saber que afinal ha mais pessoas que partilham os mesmos gostos e interesses que nos proprios.

Beijinhos
Telma Mota

Elsa Fernandes disse...

Obrigado Guizito :)

Olá Telma,
Muito obrigado. Volta sempre :)

Susana Almeida disse...

Descobri o teu blog há uns meses e guardei-o logo nas minhas referências... é um daqueles blogs que vale apena existir!
Muitos parabens pelo teu trabalho!
=) bjs

aiaimatilde® disse...

tenho uma pregadeira e adoro-a!