domingo, 18 de julho de 2010

Pistachio by Rita Leal



Nome: Rita Leal
Cidade: Amadora
Blog: pistachio-ritaleal.blogspot.com
Loja online: agora em stand-by pois prefiro o contacto directo!
Flickr: www.flickr.com/photos/pistachio-ritaleal


Como descreverias o teu trabalho?

São peças únicas, com materiais escolhidos a dedo, com muito detalhe e cuidado no fabrico.

Para mim fazer colecções é aborrecido, prefiro antes que cada peça vá nascendo ao sabor da inspiração e dos pedidos dos clientes, é claro! Todas a peças são numeradas e pertencem a uma categoria (agendas, cadernos, álbuns, pulseiras…)

Todas as partes são importantes, desde a peça em si até à etiqueta e ao embrulho, que adoro fazer!



Como é que tudo começou?


O meu começo não foi diferente do de muita gente… com a bijutaria, em 2004. Mas pensando bem começou muito antes porque sempre criei alguma coisa. Desde que me lembro que invento coisas com todos os materiais possíveis. Felizmente, tive bons professores de artes que me levaram a experimentar muitas coisas e a mudar de opinião em relação a outras, como a aguarela.

A passagem da bijutaria para os cadernos, álbuns e afins foi natural, pois sempre quis fazer cadernos, mas não sabia a técnica. Muitas peças começam com um pedido de alguém, experimento e, se correr bem, faço mais.



Como escolheste o nome do teu projecto?

A origem do nome Pistachio não tem nada de extraordinário. Como comecei a fazer brincos e colares tive a necessidade de um suporte para colocar os preços e, como etiquetas sem uma imagem não tinham graça nenhuma, criei um logótipo. Vi o nome pistáchio escrito numa revista e pareceu-me bem! E eu nem sequer gosto de pistáchios…



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Uma enorme vontade de criar! Os desafios que me propõem em cada peça nova! As reacções que provoco nas pessoas quando acerto em cheio no que querem! O interesse que demonstram nas minhas peças! E não vou negar que a parte financeira também é importante pois só comprar materiais destrói qualquer orçamento familiar!



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Sou designer a maior parte do dia, mas não consigo trabalhar só no computador, preciso de mexer nos materiais, usar as mãos! Gosto de ser designer e artesã.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Nem sei muito bem… só sei que tenho de ver muita coisa. Também compro muitas revistas e livros, não necessariamente relacionadas com a área. A criatividade é uma coisa difícil de perceber.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Geralmente compro no comércio tradicional, pois gosto de ver ao vivo e poder tocar nos materiais, mas de vez em quando perco a cabeça e compro através da internet em países como Japão e Taiwan quando quero aqueles tecidos fantásticos! Por outro lado, também me costumam oferecer fitinhas e botões, que eu adoro pois são sempre peças únicas.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Depende da minha disposição! Acho que gosto de todas as fases mas aquela parte em que dou o último retoque e a peça fica pronta é a minha preferida! O que vem depois é que não gosto muito: a venda! Para isso é que não tenho jeitinho nenhum. A motivação também é muito importante. Quando alguém se emociona com um álbum cheio de fotografias que eu fiz, é a melhor recompensa que se pode ter!



Como é que divulgas o teu trabalho?

O método amigo do amigo é muito importante pois não há nada como ter as coisas nas mãos para perceber todos os seus pormenores, cores, texturas… mas a Internet é também um meio muito importante que permite ao meu trabalho chegar a sítios onde eu nunca sequer imaginei. Ah! E é claro que as lojas também são muito importantes.



A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

O blog e o flickr são muito importantes pois é lá que estão todas as peças que já fiz. Serve como um catálogo que está disponível em qualquer lado. É também graças à internet que tive e tenho muitos clientes, grande parte deles repetentes, o que me alegra muito. E, claro, as lojas!



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Nem sempre é uma coisa boa pois toda a gente pensa que consegue fazer tudo e mais alguma coisa, mas não é bem assim. O artesanato urbano pressupõe qualidade, originalidade e muito trabalhinho! Mas felizmente está a passar esta parte negativa.

O melhor é o aparecimento de trabalhos muito bons, feitos por pessoas com muito talento. As feiras também são uma boa ajuda pois é no contacto directo com o público que se pode explicar todo o processo e cativar para peças manufacturadas em oposto às feitas em série.

Tudo isto me faz lembrar o movimento Arts & Crafts, só que desta vez resultou!



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

O estilo pessoal foi uma coisa que me preocupou durante bastante tempo, mas quando dei por isso as pessoas já o reconheciam! Penso que não devemos pensar muito nisso, para além de fazer muitas experiências e ver de qual é que gostamos mais, pois a motivação vai ser muito maior. A cópia não é, nunca, o caminho.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Já são alguns, e principalmente portugueses, mas eu reduzo a lista… Amores de Tóquio, Hippyxic, Mulher de Gengibre, Estrelinha Cuca, Ricardo Rodrigues, Fadas e Princesas, Rute Reimão, Constança Cabral, Ana Ventura, Kase Faz, Graça Paz, Ana Jordão. Ai que já vai longa… Perdoem-me os que não têm nome próprio, mas é assim que me lembro deles.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Quero que o meu trabalho se torne cada vez melhor e que a minha marca se continue a expandir. Para onde? Isso logo se vê!

9 comentários:

Mara Cascais disse...

Parabéns Rita!!! Muito merecido!! O teu trabalho é excelente e estou muito contente de ter as tuas coisinhas na minha loja! um grande beijinho desde BCN e muito sucesso!!! :D

Rita Leal disse...

Gostei da selecção de imagens! Muito obrigada pela entrevista!

Obrigada Mara, eu também estou contente por fazer parte da loja Kutchi! beijinhos

miosotiis disse...

Trabalhos únicos, nada de séries e comprar no comércio tradicional: somos parecidas! ;D

Gostei muito das peças! :)

Isabel Marques disse...

Parabéns! Gostei imenso da boa execução dos cadernos!

mulher de gengibre disse...

Gostei muito de saber um pouco mais de ti Rita, continuação de bons trabalhos!
Bjs*

maria madeira | antónio rodrigues disse...

São os cadernos mais bonitos e perfeitos que conheço.

Continuação do bom trabalho Rita!*

Guizito disse...

Confesso que estava um pouco atrasada nas leituras... já me actualizei :)
Como sempre
EXCELENTE!

beijinhos Elsa

Rita Leal disse...

Ai que comentários tão bons!
Muito obrigada por tantos elogios. A vossa opinião é muito importante para mim! =)

Coisinhasdalili disse...

Lindas peças! Adorei o blog! Parabéns!!!