domingo, 5 de abril de 2009

Matilde Beldroega



Nome: Rita Pinheiro
Cidade: Grândola, Alentejo
Blog: matildebeldroega.wordpress.com
Loja online: www.etsy.com/shop.php?user_id=5076673
Flickr: www.flickr.com/photos/matildebeldroega




Como descreverias o teu trabalho?

Como uma boa desculpa para ser adulta e continuar a brincar com bonecas :)



Como é que tudo começou?

Começou com uma série de coincidências auspiciosas. Terminada a licenciatura em Artes-Plásticas, depois de ter alguns empregos que não me agradaram e, pretendendo continuar a trabalhar numa área criativa, vi-me com o dilema de não saber bem o que fazer profissionalmente. Na mesma altura, o meu marido foi trabalhar para Grândola. Para nós, que tínhamos o sonho de talvez um dia conseguirmos ir viver para o Alentejo, não hesitamos na mudança. Longe do buliço de Lisboa, mas ao mesmo tempo suficientemente perto. Para terminar, o nascimento da minha sobrinha Vera e a proposta para lhe fazer uma boneca especial. Assim, juntei todas as coincidências e resolvi experimentar fazer bonecas de uma forma mais sistemática. As coisas foram crescendo e evoluindo com o tempo, com muito trabalho e dedicação.

Como escolheste o nome do teu projecto?

Matilde é o nome da minha gata. E beldroega porque moro no Alentejo e ADORO sopa de beldroegas.



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Bem… eu não sei bem que nome dar ao que faço ou ao meu trabalho. Não é o trabalho manual o que me interessa, ou o que me interessa que o meu trabalho seja. Gosto de coser, gosto da produção em pequena escala, do saber fazer, de aprender a fazer… mas acima de tudo, o me que interessa são as ideias que estão na origem dos objectos. O trabalho criativo, é isso que me motiva.

Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Sim, é um trabalho a tempo inteiro, que me ocupa quase todas as horas do meu dia.



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Vem de mim, da atenção ao que me rodeia, das coisas que me interessam num determinado momento e que vão mudando…

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Em lojas de rua, lojas on-line…

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Quando começo a pôr em prática novas ideias. As primeiras experiências que resultam bem.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Maioritariamente na internet, através do meu blog, mas também nas lojas com quem trabalho.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sim.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

É uma moda engraçada. É bom ver as pessoas interessadas em fazer coisas que antes comprariam já feito industrialmente… e talvez com menos piada. Mas é uma moda, vai passar e virá outra.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Não tenho experiência nem sabedoria suficiente para dar conselhos… mas deixo uma sugestão: não imitem. A imitação é um mau princípio e é feio - desqualifica quem o pratica. Se são muito influenciáveis não vejam coisas de mais (isto partindo do princípio que nem sempre se copia com mau intuito). Pensem pela vossa cabeça, façam experiências e divirtam-se.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Grande parte está na lista de links que tenho no meu blog.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Continuar a trabalhar para tornar a minha marca melhor e mais consistente. Gerir melhor o meu tempo (não passar tanto tempo na net) para que os projectos não fiquem eternamente no papel ou na cabeça.

13 comentários:

Vera Espinha disse...

Gosto muito do trabalho da Rita! Muito criativo e cheio de qualidade, não fica descuidado de uma boneca para a outra, parece que cada peça é sempre feita com a maior dedicação, seja para quem for.
bjs rita!

buebau disse...

Gostei muito de ler...
Adodo as bonecas*

Guizito disse...

Gosto muito do trabalho dela...
Mais uma vez, parabéns pela escolha da artesã :)

bjocas e volto para a semana (não pode ser antes a nova entrevista?)

Bazar Barroco disse...

É um trabalho primoroso e perfeitíssimo, que dá gosto conhecer. Parabéns, Rita, pelo projecto e muitos e muitos mais sucessos :)

Rita Pinheiro disse...

Muito obrigado Elsa. Como sempre, gosto muito da forma como editaste a entrevista!

Obrigado pelos vossos comentários :D

Elisa Arnaud - Design com texto® disse...

Dá gosto trabalhar com uma pessoa como a Rita... felizmente existem várias pessoas assim, muito criativas e com um trabalho de grande qualidade... e é um orgulho receber as suas peças aqui na loja. bj para a Rita e para a Elsa [parabéns por este blog, tens feito uma bela selecção de "criativos"]

Ana Zuzarte disse...

Olá Matilde

O seu Blog é espectacular, tudo nele é lindo.

Muitos Parabéns
Ana Zuzarte

Célia Jordão Alves disse...

Parabéns pelo excelente trabalho da artesã e também da dinamizadora deste blog!

Elsa Fernandes disse...

Beijnhos a todas! Voltem sempre :)

Romero disse...

haces unas cosas preciosas!!! te felicito, tu blog es muy inspirador.

nadja disse...

Olá Rita! AMO bonecas de pano e as suas criações são verdadeiras obras de arte. Parabéns e obrigada por encher nossos olhos com tanta beleza. Um beijo!

Unknown disse...

SEU TRABALHO É PERFEITO...EU AMEII. DENISE PRES PTE

Unknown disse...

SEU TRABALHO É SIMPLESMENTE PERFEITO.