domingo, 10 de janeiro de 2010

Sibi by Sílvia Nolan



Nome: Sílvia Nolan
Cidade: Coimbra
Blog: sibiscrafts.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/sibiscrafts



Como descreverias o teu trabalho?

É um trabalho movido pela paixão de quem faz isto porque adora fazê-lo. A cor e a alegria são uma constante, quer sejam bonecos ou acessórios. Apesar de fazer um leque de peças diferentes, penso que consigo ter um fio condutor que dá identidade ao meu trabalho.



Como é que tudo começou?

Tive o privilégio de nascer numa família de mulheres prendadas. A minha bisavó era modista, a minha tia-avó e a minha prima sempre fizeram roupa para elas próprias. A minha prima é dez anos mais velha que eu e desde miúda sempre a admirei. Adorava ir lá para casa vê-la fazer vestidos modernos, com malas a condizer, vê-la fazer milagres duma saia ou dumas calças velhas ou tricotar uma camisola em duas noites.

A minha avó ainda era do tempo em que as costureiras vinham a casa das clientes ao dia. Lembro-me de ficar horas a observar a costureira a fazer os meus vestidinhos em miúda. A minha avó sempre fez muito crochet e a minha mãe tricot.

Apesar de ter crescido a conviver com mulheres muito prendadas e de sempre ter gostado de artesanato, incrivelmente, só muitos anos mais tarde, já depois da faculdade, me interessei por explorar estas vertentes crafty. Quando estava nos preparativos para o meu casamento não encontrava convites que me agradassem. Decidi fazê-los e acabei por fazer também tudo o resto associado à festa (ementas, marcadores de mesa, ofertas). Foi só o início. O meu marido na altura trabalhava fora de Coimbra e eu passava muito tempo sozinha e acabei por encontrar nos crafts uma forma de me distrair e ocupar o tempo livre que tinha. Comecei por fazer pequenas prendas para amigas e filhas de amigas. Fui experimentando técnicas e materiais até ter encontrado na costura a minha paixão.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Inicialmente optei pelo nome Sibi’s Crafts, num impulso, ao criar a conta no Flickr. Tinha que escolher um nome e como em família sou Sibi associei esse nome a Crafts porque ainda estava numa fase mais abrangente de exploração de interesses crafty. Este ano, com a decisão de registar a marca resolvi rever o nome e hoje o projecto chama-se Sibi by Sílvia Nolan.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Na verdade começou por ser uma espécie de terapia ocupacional e anti-stress que se tornou num vício… :) Depois, foram as amigas e novas clientes que me foram motivando. Fico embevecida quando me dizem que o primeiro boneco de um bebé foi um dos meus e que à medida que o tempo passa e que a criança cresce esse boneco se mantém como o seu amiguinho favorito. Que melhor motivação!?



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Apesar de terem um papel muito importante (porque não consigo passar um só dia sem dar uns pontinhos) não são um trabalho a tempo inteiro. Sou técnica superior numa Instituição de Ensino Superior Público, onde trabalho há 9 anos em projectos que têm sido para mim enriquecedores desafios.

Os crafts fazem parte das minhas noites, muitas vezes madrugadas. Depois de muito mimar o marido e o piolheco é que subo até ao meu atelier e perco-me no meio de meias, tecidos, linhas e fitas e da magia que é criar peças que espero venham a trazer um sorriso a quem as adopta. Diria que tenho o melhor dos dois mundos!



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De tudo o que me rodeia. Trago sempre um caderninho comigo onde tomo pequenas notas e onde faço alguns rabiscos. Mas acima de tudo, a inspiração surge à medida que o trabalho se desenvolve, isto é, quando começo a conjugar tecidos [seus padrões e cores], fitas e botões; testo combinações; improviso e adapto; nasce a «identidade» da peça à medida que vou trabalhando nela.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Compro muitos tecidos na internet, mas não me limito a um ou outro ponto de venda. Ao sábado de manhã vou sempre à baixa e faço a digressão pelas várias retrosarias e lojas de tecidos em busca de pequenos tesouros para animar as minhas peças.

As meias que utilizo nos meus bonecos são cuidadosamente escolhidas e escusado será de dizer que mal entro numa loja que tenha meias corro para os expositores para ver as novidades. A minha caixa das meias para os bonecos tem mais meias do que a gaveta das meias que calço no dia-a-dia.

A minha mãe também tem sido uma grande patrocinadora dos meus crafts. A morar nos Estados Unidos, ela própria não resiste a enviar-me novidades em botões, fitas e até «ferramentas» para os meus trabalhos.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Nos bonecos adoro ver quando já têm forma e acabo de lhes bordar a cara. É nesse momento que para mim ganham vida. Nas pregadeiras e outros acessórios agrada-me a parte em que a peça está quase pronta e escolho os pequenos pormenores. Mas confesso que o que me põe um sorriso nos lábios é quando o meu príncipe de três anos me diz «Oh mamã, que lindo!».



Como é que divulgas o teu trabalho?

Na internet, sem dúvida, nas feiras (embora apenas participe em iniciativas levadas a cabo em Coimbra) e através de alguns projectos de divulgação de autores como a Anthrop, em Coimbra, e a Criativa, em Tomar.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Essencial, não só na divulgação, mas na monitorização. É através da internet que recebo o maior feedback do meu trabalho, com os comentários deixados no flickr e com e-mails recebidos.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Pergunta difícil… Penso que se banalizou a moda e o conceito.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Procurem o vosso próprio estilo. Ele surge de dentro de vós, ele aparece no processo criativo. Naturalmente que, com a panóplia de fontes de inspiração que hoje temos ao nosso dispor, somos influenciados por diversos estilos, mas quando criamos as nossas peças devemos procurar o nosso próprio caminho. Aí sim, sentiremos a satisfação plena de quem cria e inova.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

São tantos… e eles sabem quem são, pois não me abstenho de lhes manifestar a minha admiração sempre que posso.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Muita saúde e felicidade para o meu maior tesouro, o meu filho. O desejo de poder ser sempre uma constante na vida dele e de poder dedicar-lhe sempre o tempo que ele merece. Os meus sonhos crafty para o futuro são de continuar a poder dedicar alguma parte da minha vida aos crafts e de fazer sorrir quem gosta das minhas peças.

17 comentários:

Sílvia Nolan disse...

Elsa,
Muito obrigada pelo convite. Gostei muito de partilhar este bocadinho de mim com as leitoras e leitores do Vidas Crafty.
Sem dúvida que o teu contributo para a divulgação de autores portugueses é inextimável. Parabéns pelo teu sempre excelente trabalho.

De Trapo e Sonhos disse...

Parabéns, pela entrevista, e claro pelo teu excelente trbalho.
Bom ano.
beijs
Ge

David Almeida disse...

Gostei de, através da entrevista, conhecer melhor o trabalho e as tuas motivações e consolidar a ideia de que, no contexto do artesanato urbano, te distingues pela originalidade e perfeição técnica.Foi bom ter-te conhecido na Feira de Artesanato Urbano, no Parque ( Coimbra), por via da Rita Silva, minha conterrânea. Votos de bom trabalho artístico e de tudo de bom na vida.
David Almeida

Anónimo disse...

Sibi :
I'm so proud of you and your artistry and creativity. You never cease to amaze me. You can be a professional, a wife, a mother and a crafter and be good at all of them.
Love ya
Mom

Ana Rita Figueiredo disse...

Sílvia,
Muitos parabéns! É sempre um orgulho dizer que sou tua amiga e nunca é demais dizer que adoro o teu trabalho.

Quem sabe um dia não te represento na minha loja (quando tiver uma!)! ;)

Bjs, Rita

Unknown disse...

Querida Sibi:

Adorei ler a tua entrevista, não só porque cada vez mais o teu trabalho e talento são reconhecidos, como também sinto muito orgulho das pequenas maravilhas que fazes. Não és apenas prendada, és uma artista e das grandes!Continua a surpreender-nos com tudo o de belo e perfeito que que vais criando...nós gostamos muito e agradecemos!És sem dúvida uma grande mulher! Vencedora! Um grande beijinho amiga! Parabéns!

Kel

Karla disse...

Muitos parabéns amiga adorei ler a tua entrevista.Continua assim, porque o que tu crias é de facto ARTE. Desejo-te muito sucesso. Karla

Unknown disse...

Excelente entrevista, estou muito orgulhosa!
É bom ter uma amiga assim!
Muito sucesso é o que te desejo!

Dicas & Nicas disse...

Muitos parabéns Silvia...mais que merecida..excelente entrevista

Beijocas grandes

Sapos&Trapos disse...

É a nossa Sílvia!!! E muito me orgulho de ser amiga dela, de aprender com ela, de trocar ideias!!!
Bjs linda, entrevista super merecida pelo excelente trabalho que fazes

stephe disse...

Parabéns Sílvia pela entrevista sincera.
Sou fã dos teus trabalhos, do teu perfeccionismo em cada peça e do teu bom gosto.
Es muito criativa e original no teu trabalho. Acima de tudo, es uma excelente amiga: super paciente, super amorosa e sempre disposta a ensinar-me novas coisas. Gosto muito de ti e do teu "piolho".

Abraço

aifos disse...

Babe, só te digo que mereces tudo!
Beijoca na pevide!

"aifolas"

=)

Unknown disse...

Tudo MUITO, MUITO, MUITO lindo!!! *.*

SombrArredia disse...

Olha quem ela é!:)

Excelente entrevista!
Tens peças únicas sem dúvida,e LINDAS!
Parabéns pelo teu trabalho!
Jokas

Sílvia Nolan disse...

Nem imaginam como tem sido importante e bom sentir o vosso apoio e carinho. Obrigada a todos por serem uma constante neste meu percurso!

Unknown disse...

Minha querida amiga,

Sei que és uma verdadeira artista, tudo aquilo que começas levas até ao fim. Os resultados estão à vista de todos.Os teus trabalhos são verdadeiras obras de arte, nos quais colocas muito amor, carinho e trabalho (ai..ai...ai... os meus dedos)
Adoro o teu trabalho... Continua a surpreender-nos todos os dias com peças maravilhosas.

Um Xi-coração apertado,

Sara

1000sonhos.blogspot disse...

Olá Silvia
Obrigada pelo mail. de vez em quando vou até ao teu Blog, gosto muito dos teus trabalhos, admiro como arranjas tempo para tanta coisa,parabéns és realmente uma artista. Desejo-te toda a felicidade do mundo e muito exito na tua arte.

Um abraço grande para ti e beijinhos para o Tomás

Tia Olga