domingo, 11 de janeiro de 2009

Fadas & Princesas



Nome: Carla Coquenim
Cidade: Vila Franca de Xira
Blog: fadas-princesas.blogspot.com
Loja online:
fadaseprincesas.etsy.com
Flickr: www.flickr.com/photos/fadas-princesas




Como descreverias o teu trabalho?

Como algo de muito pessoal, onde conjugo muitas influências, e onde tento sempre conferir uma marca de coesão, uma identidade reconhecível, sobretudo porque desenvolvo peças em áreas muito distintas. Acho que o meu trabalho resulta da minha forma particular de misturar o novo e o velho, o trendy e o vintage.



Como é que tudo começou?

Desde pequena sempre gostei de fazer coisas, de desfazer para refazer. Tanto a minha mãe, como a minha avó, são senhoras muito prendadas e - apesar de nessa altura não me interessar por aprender croché ou bordado - sempre tive muito carinho por esse tipo de trabalhos. Recentemente, comecei a fazer algumas peças para mim, outras para oferecer. A receptividade foi boa e a partir daí surgiu o blog.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Ao acaso! Escolhi-o no momento exacto em que estava a criar o blog e a tentar perceber que nomes já estavam ou não registados. Na altura fazia algum sentido, porque fazia sobretudo bonecas. Hoje já não faz tanto. Por isso, vão surgir novidades este ano, com um novo nome, uma nova imagem…



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

No momento em que decidi começar a fazer alguma coisa, nascida do nada, sem moldes, sem instruções, fruto de rabiscos num papel, das minhas mãos e da minha paciência, foi como se me tivesse reencontrado.

Ao longo da minha adolescência debati-me com as minhas opções profissionais futuras. Frequentei artes e depois voltei-me para as humanidades. Gostava de desenhar, gostava de escrever… Licenciei-me em comunicação social, e no decurso da licenciatura balancei entre o jornalismo (escrito, claro!) e a publicidade e o marketing. Acabei por não fazer nada disso. Por isso acho que, ainda que muito modestamente, os crafts me permitiram aproximar do meu instinto inicial: as artes, o uso da criatividade.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não. Sou programadora/produtora cultural numa entidade pública.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De tudo! Da rua, das pessoas, de um pormenor qualquer, de uma imagem…



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Nas retrosarias de bairro e online, porque há muita, muita coisa a que apenas assim se consegue aceder.

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

O ímpeto inicial, a adrenalina de pôr em prática uma ideia nova. Sou muito, muito impaciente…



Como é que divulgas o teu trabalho?

Não divulgo. Participei em Abril de 2008 no Salão Internacional de Artes Criativas do Porto, foi a única vez que tive contacto directo com o público e em que promovi os meus trabalhos.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Fulcral! As pessoas chegam ao meu blog de pesquisa em pesquisa, de blog em blog… É uma cadeia poderosíssima.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Penso que, se por um lado, é importante porque permitiu que as pessoas tomassem consciência que existem alternativas à produção industrial e massificada e que podem adquirir peças muito mais interessantes e estimulantes a produtores independentes; por outro, criou um pouco a imagem de que é fácil e qualquer um pode fazer artesanato. E as coisas não são exactamente assim…

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Que procurasse sempre expressar a sua individualidade.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

São tantos! Alguns são amigos, prefiro não designar nomes.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Ter mais tempo para me dedicar aos meus projectos. Ter um espaço em casa apenas e exclusivamente para atelier e crescer até onde a criatividade me levar!

10 comentários:

Carla M. disse...

Adoro estas bonecas tão expressivas, cheias de personalidade! Quanto às malas, adoro todos os detalhes, desde as cores, ao formato ... passando pelos fechos lindíssimos!

Ao ler a entrevista pensei: como é que uma pessoa que se intitula "impaciente", tem paciência para tantos detalhes num trabalho só?!? :)

buebau disse...

Mais uma excelente escolha. O trabalho da Carla é lindíssimo e muito original.
É sem dúvida inconfundível.

Sardanisca e Companhia disse...

Gosto mto dos trabalhosda Carla têm mta alegria e côr ;O)))) Parabéns ;O)))

Sónia disse...

Mais uma excelente entrevista. Mais uma excelente escolha.

Gosto bastante do trabalho da Carla, sempre cheio de cor e fantasia... Parabéns, já sou fã incondicional :)

JS disse...

O trabalho da Carla é de um bom gosto e de uma criatividade incomensuráveis.

Elsa Fernandes disse...

Obrigado a todos pelos comentários :) Fico muito feliz de sentir que Vidas Crafty está a gerar entusiasmo entre quem aqui passa.

Há muitos comentários à entrevista com a Carla no Flickr (http://www.flickr.com/photos/fadas-princesas/3191534062/) que também vale a pena ler.

Teresa disse...

Adoro tudo, mesmo tudinho!
Que criatividade e que bom gosto! Parabéns e bem haja por nos mostrar o que tão bem faz.

Filipa Soares disse...

Absolutamente deliciosa esta abordagem!!!

Parabéns também a quem se dignou a lançar esta iniciativa.

Mto bem!

Atenciosamente

Filipa Soares

vintage affair disse...

Obrigada Elsa pelo convite e obrigada a todas pelos simpáticos comentários!

Elsa Fernandes disse...

:)***