domingo, 19 de abril de 2009

aiaimatilde



Nome: Matilde Martins
Cidade: Gondomar, Porto
Blog: aiaimatilde.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/aiaimatilde




Como descreverias o teu trabalho?

Colorido, alegre e muito girly. O meu trabalho não se limita ao papel nem ao tecido, é o que me apetecer fazer num determinado momento. Adoro criar novas peças aiaimatilde, gosto de personalizá-las. Dá-me muito gozo!



Como é que tudo começou?

Desde sempre adorei tecidos, o mundo da costura e desenhar. Tenho uma tia que vive comigo e que é costureira. Quando era pequena adorava apanhar do chão do quarto da costura todas as sobras de tecidos para fazer vestidos para as minhas bonecas, por isso já dura há alguns anos.
No entanto, apesar de dar uns toques com a máquina de costura, tudo o que faço é cosido à mão.

O meu mundo crafty propriamente dito começou com prendas para as amigas, objectos para mim... mas a Matilde só nasceu no meu 3º ano de faculdade, na disciplina de ilustração, não exactamente igual ao que é hoje, mas praticamente igual... com o tempo fui-lhe fazendo umas intervenções cirúrgicas.

Ainda durante a faculdade, na disciplina de informática surgiu a oportunidade de fazer um blog. Aproveitei para fazer um onde mostrasse os trabalhos crafty que tinha desenvolvido até então. A partir daí comecei a receber encomendas e a desenvolver mais o meu trabalho. Adoro o facto de poder criar algo de que as pessoas gostem.



Como escolheste o nome do teu projecto?

aiaimatilde... Matilde é o meu nome e a junção com o aiai surgiu aquando a elaboração do blog. Na altura da escolha do nome, depois de tanta indecisão, alguém disse: «ai ai Matilde» num acto qualquer de impaciência. Na altura achei piada e assim ficou até hoje... aiaimatilde, não veria o meu trabalho com outro nome.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Simplesmente porque adoro e é sem dúvida uma forma de relaxarmos depois de um dia cansativo de trabalho. E também porque acho que fiquei viciada! Gostava de o fazer a tempo inteiro e de me poder dedicar mais.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não, tudo aquilo que mostro no blog e no flickr é fruto de uma vida dupla entre o design de comunicação e as minhas matildes.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Inspiração... não sei bem, gosto muito de «viajar online», ver objectos. Talvez muitas das ideias surjam do meu subconsciente, adoro misturar cores... o meu trabalho é muito «menina», muito cor de rosa, por isso acho que a principal inpiração vem do meu prórprio imaginário.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Na Baixa do Porto e também faço compras online.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Gosto de todo o processo, mas quando acabo é bom. Adoro olhar para a peça já pronta.

Como é que divulgas o teu trabalho?

Através do blog e do flickr.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sem dúvida, é através dela que dou a conhecer o meu trabalho.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Acho que a moda do artesanato urbano deveria ser mais original do que as outras modas.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Investiguem, peçam opiniões, façam coisas diferentes, não se limitem a fazer algo parecido com o que já existe. Para mim, mais do que ganhar dinheiro com o artesanato é importante criarmos uma identidade para que o nosso projecto seja diferente dos outros, mas que se complemente com o todo. Acho que só assim «vingará» e terá valor.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Ui! são tantos...

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Que as boas ideias nunca faltem! (esta foi a única forma de resumir algo que não soasse a discurso de Miss de Portugal! hehe)

9 comentários:

Guizito disse...

Já conhecia os trabalhos da Matilde...

Adoro!!!

bjs grandes

isabel rocha leite disse...

Gostei muito Matilde!
Gosto muito das tuas "aiai"e falas muito bem sobre o que fazes,parabéns!

sara aires disse...

É uma crafter com "C" grande!

aiaimatilde® disse...

obrigada a todas! :) e a ti também Elsa!

Diana Martins disse...

Olá! Os meusparabéns pelo trabalho e pela entrevista!
Gostei!
Um beij e continuaçao de um óptimo trabalho!

E muita inspiração!...

Beijo
Diana

Unknown disse...

Tens trabalhos lindíssimos! Fiquei encantada

aiaimatilde® disse...

obrigada a todas! :) beijinhos!

Irene Sarranheira disse...

Matilde sue trabalho é fantástico!!Sua entrevista está fabulosa !!!
Parabéns!!!Já barabéns também a Elsa que este blog é mesmo ponto de referencia onde uma pessoa chega e não dá vontade de sair nunca,bjinhos as duas Irene SarranheiraA;)

Elsa Fernandes disse...

Obrigado a todos os comentários bons sobre o blog. Deixam-me muito orgulhosa :)