Nome: Cristiana Gamito
Cidade: Santa Cruz, Torres Vedras
Blog: withlollipops.blogspot.com
Loja online: www.etsy.com/shop/withlollipops
Flickr: www.flickr.com/photos/withlollipops

Como descreverias o teu trabalho?
Uma enorme paixão pela cor, pela alegria, pelo positivo. Acho que a imagem que fica do meu trabalho é sempre cor… explosão de cor. Seja em bijutaria ou em pintura, a expressão de que gosto de usar e abusar é a cor. Depois tenho uma relação próxima com o perfeccionismo, sou exigente com o detalhe; se for preciso trabalho horas um detalhe pequeno que pode passar despercebido à maioria das pessoas, mas a verdade é que está lá e a mim faz-me diferença se não estiver.

Como é que tudo começou?
Desde sempre que tenho à minha disposição uma panóplia de materiais. O meu pai é artista plástico e, por conseguinte, sempre vivi rodeada de tintas e pincéis. Isso só por si desperta curiosidade e permite dar largas à imaginação. Começou por ser uma brincadeira, uma descoberta, agora já é mais sério mas a essência da descoberta continua.

Como escolheste o nome do teu projecto?
O que faço é com tanto carinho que normalmente finalizo e penso para mim: «Ficou um doce!». As cores e forma do tradicional lollipop são muito atraentes para mim, bem como o som da palavra.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?
Ver nascer algo. Desde que me conheço que tenho um espírito inquieto, tenho de estar a fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo e, em alturas pontuais, manter as mãos ocupadas fazia-me bem. E inventar e manter a cabeça a magicar em algo fazia-me ainda melhor. Juntar estes dois elementos é o momento perfeito. Gosto de pôr as ideias que surgem em prática, o momento de passar à acção é muito motivante e, se resultar, então é o êxtase!
Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?
Tento conjugar o meu trabalho como advogada com esta paixão. Obviamente que isto me obriga a uma enorme ginástica e me retira horas de descanso mas aqui a velha máxima impera «quem corre por gosto não cansa». Um dia destes abraço esta paixão com um único e dedicado abraço!

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?
De tudo! Da observação que faço dia a dia de tudo o que me rodeia, adoro cor e as cores são a minha principal inspiração. Tudo o que tem cor, muita cor, faz-me logo fixar o olhar e imaginar uma série de conjugações e usos. Um conjunto de crianças, por exemplo, com todas as cores e alegria que transmitem… a minha maior inspiração. Essencialmente as coisas simples.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?
Os detalhes mais importantes das minhas peças, os que lhe dão o cunho próprio, sou eu que faço, modelo, pinto, transformo. Depois tudo o resto é uma recolha incessante. Estou sempre atenta e às vezes os materiais surgem onde menos se espera, desde as lojas habituais de peças de bijutaria a retrosarias, na feira da ladra, em viagens...

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?
Há dois momentos marcantes: o primeiro é passar com sucesso da ideia à prática, se resultar é uma satisfação muito grande. O segundo é a recepção por parte das clientes, as manifestações que me remetem em relação às peças. É um misto de orgulho, motivação, satisfação, enfim é muito marcante este momento.

Como é que divulgas o teu trabalho?
Começou por ser entre amigas, depois passou para as amigas das amigas, a internet e as redes sociais são um grande instrumento de divulgação. Ultimamente, o contacto com lojas em Portugal e no estrangeiro tem marcado um ponto de viragem.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?
Sim, claro! Foi por aí que tudo começou. Se não fosse a internet penso que nunca teria aberto a caixinha de Pandora que é este meu mundo. Sou um bocadinho tímida e o estar por de trás de um nome dá-me a protecção que preciso para sentir segurança e ganhar asas para inventar.

O que achas da actual moda do artesanato urbano?
A moda é chamar-lhe artesanato urbano, porque artesanato sempre houve e haverá. Recordo-me de ir a feiras de artesanato em menina no meu Alentejo e deliciar-me com os pratinhos e cântaros em barro, apreciar os registos que saíam das mãos sábias de velhotas e cadeirinhas miniatura em verga. Naturalmente que a moda de o artesanato passar para a urbe tem a ver com oportunidades que eventualmente podem advir daí. Há muita gente talentosa, mas também há muita gente que simplesmente elogia o talento dos outros e faz igual ou parecido.
Eu penso que o que é feito com talento, carinho, trabalho e dedicação é facilmente reconhecido e apreciado e isso sim é o verdadeiro artesanato, urbano ou rural pouco importa!

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?
Essencialmente que seja original, honesto, com boas energias, que procure sempre o lado positivo das adversidades, que acredite nos sonhos e que procure encontrar a melhor maneira para os concretizar, que nem sempre é a mais fácil e rápida…

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?
Há um universo de crafters que aprecio e isso passa por muitos factores. Em Portugal gosto muito da Graça Paz, pelas cores e formas que utiliza e por ser uma pessoa simples e acessível, gosto dos bonecos da Virgínia do Amo-te mil milhões e do Sebastião Preto Carvão e aprecio muito o trabalho da Susana Tavares. No estrangeiro tenho muitas referências.
Quais são os teus sonhos para o futuro?
O mais importante de tudo para mim é sentir-me feliz e realizada, ter tempo de qualidade para os meus filhos e ir vendo a Lollipop crescer. Deixar que as outras valências também ganhem asas e realizar projectos antigos que continuam timidamente escondidos.

7 comentários:
A Cristiana merece esta divulgação porque é realmente muito talentosa. Já adquiri algumas peças da Lollipop que uso sempre com muita vaidade e orgulho. Parabéns à Vidas Crafty por ter dado a mostrar a Lollipop e parabéns à Lollipop por ter tido esta oportunidade!
Me encanta tu blog!! Nos enseñas cosas preciosas, y la artista de hoy es una de mis favoritas!!
Felicidades a las dos!
Besitos!!
Carmen
A Cristiana é realmente uma grande artista!! Adoro as suas peças e se pudesse teria quase todas ;))
Tem uma legião de fãs, por três simples razões: qualidade, originalidade e bom gosto!
ADOREI!!!
bjs
Parabéns pela divulgação, o trabalho da Cristiana é realmente bonito e merece sem duvida o destaque .
Beijinhos
sou super apaixonada por pulseiras e essas são lindas!!!
adorei
Adoro simplesmente o trabalho da Cristiana,ela bem merece que seja divulgado,grande talento e criatividade!!
Parabéns à Vidas Crafty por dar a conhecer todos estes magníficos projectos:)
Beijinhos
Enviar um comentário