domingo, 18 de outubro de 2009

Owl Mania



Nome: Fernanda Gomes
Cidade: Maia
Blog: owlmania.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/37601550@N07




Como descreverias o teu trabalho?

O meu trabalho reflecte o que me vai na alma, a libertação da minha criatividade, as cores que povoam o meu pensamento… É um conseguir voar acordada. Serve para fugir à rotina pesada do dia-a-dia. É o meu escape. O meu paraíso!



Como é que tudo começou?

Por volta dos 6 anos, altura em que aprendi a tricotar e a fazer roupa para as minhas bonecas. Era uma festa! Aí começou o meu gosto pelos trabalhos manuais mais concretamente pelo tricot, crochet, ponto de cruz. Por volta dos 15 anos aprendi noções básicas de costura. O patchwork só veio há um ano a partir de um workshop que fiz no MUUDA. Mas a paixão pelos tecidos, pela conjugação dos mesmos foi tanta que desde aí não consegui parar!

Como escolheste o nome do teu projecto?

Sou uma apaixonada por mochos. Colecciono mochos há quase 14 anos. Tenho centenas deles.O nome do projecto surgiu naturalmente dessa «mania».



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

A serenidade que me transmite. Eu sou stressada por natureza, ando sempre a correr, a fazer mil e uma coisas em simultâneo. Quando crio, páro. Concentro-me. Relaxo. É um momento só meu!

Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não. Eu sou licenciada em Economia e trabalho numa instituição financeira na área de Análise de Dados. Os crafts vêm à noite, na hora do descanso e ao fim-de-semana.



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Do meu dia-a-dia, das cores do Porto, do sorriso da minha filha… mas tudo o que me rodeia acaba por influenciar o meu trabalho.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Normalmente encomendo os tecidos e o batting [ http://en.wikipedia.org/wiki/Batting_(material ] online. Às vezes compro alguns tecidos, botões, galões no comércio tradicional da cidade do Porto.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

A idealização da peça, o conjugar dos tecidos e o corte dos mesmos. Gosto muito de «misturar paninhos».

Como é que divulgas o teu trabalho?

Sobretudo na internet (no blog e no flickr). Os amigos também ajudam na divulgação, comprando algumas peças e fazendo publicidade.



A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Muito importante. A internet fez com que, em pouco tempo , meu trabalho fosse conhecido e chegasse a outros países, o que de outra maneira era impossível.

O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Apesar de ser uma moda acho muito importante o regressar a ofícios que até há pouco tempo eram deixados de lado, mas dando agora um toque de actualidade, modernidade. Tudo o que seja expressar a criatividade é muito positivo. Não sei se vai durar, mas enquanto cá estiver revela muitos talentos que de outra forma estariam escondidos.



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Primeiro fazer o que verdadeiramente gosta. Depois tentar descobrir a sua identidade, o seu traço. A seguir divulgar e ir evoluindo.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Tenho vários, mas não quero referir nomes para não fragilizar… No entanto, deixo aqui uma referência especial ao meu círculo de amigas crafters (elas sabem quem são), mulheres excepcionais, a todos os níveis, e com trabalhos fantásticos!

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Um sonho? Ter um atelier / loja / salão de chá, local que seja um ponto de encontro de crafters talentosos onde a troca de experiências seja a nota dominante…

12 comentários:

Batixa disse...

Ficou linda a entrevista! Parabéns Fernanda!

Owlmania disse...

Obrigada! ;)

maman xuxudidi disse...

É sempre um prazer ler um pouco mais sobre ti. Parabéns e força com o teu sonho:)

Owlmania disse...

Obrigada Diane! ;)

Unknown disse...

Fernada, adorei a tua entrevista!! Os teus trabalhos sao fantasticos e espero que o teu sucesso seja tao bom como as peças lindissimas que tens criado. Força, continua!!!

Owlmania disse...

Obgrigada Ana!

Unknown disse...

:)

Unknown disse...

Costuma-se dizer que há males que vêm por bem e o teu stress inato trouxe-nos as tuas maravilhosas criações :) keep up the wonderful work!!!

Owlmania disse...

obrigado meninas!

Elsa Fernandes disse...

Melhor que ter trabalhos fantásticos é ter trabalhos fantásticos e boas amigas para os partilhar! Obrigado a todas pela visita pela mão da Fernanda :) Voltem sempre! :))

vintage affair disse...

que bom ver a minha querida Fernanda por aqui!
parabéns!
beijinhos

Owlmania disse...

obrigada minha linda princesa algarvia! :)