domingo, 22 de fevereiro de 2009

Marta Mourão



Nome: Marta Mourão
Cidade: Lisboa
Blog / Loja online: sosaias.wordpress.com
Flickr: http://www.flickr.com/photos/8080659@N07




Como descreverias o teu trabalho?

O meu trabalho prende-se essencialmente com a exploração de tecidos padronizados, que me inspiram bastante e que me fazem sentir vontade de lhes dar forma, seja em peças de vestuário, seja noutro tipo de produtos. Tudo feito à mão.



Como é que tudo começou?

Tudo começou com o projecto SóSaias, em que eu trabalhava essencialmente com um produto, que era a saia (desde sempre a minha peça de roupa favorita). Fazia muitos modelos com os mais variados tecidos. Daí as coisas evoluiram naturalmente e hoje alarguei o projecto para mais peças: senhora, criança e casa, com a marca Marta Mourão.



Como escolheste o nome do teu projecto?
O nome Marta Mourão surgiu da necessidade de criar uma marca mais abrangente (como descrevi na pergunta anterior) e foi escolhido/sugerido em conjunto com leitores do meu blog.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Eu não associo directamente crafts com o trabalho que desenvolvo, ou seja, com vestuário. A mim crafts lembram-me mais os pequenos quilts, aventais ou sacos do pão que vou fazendo de vez em quando, seja para a loja do blog, seja para oferecer a alguém. Mas basicamente, tudo o que envolva trabalho manual (e paciência!) motiva-me.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?
A marca Marta Mourão ocupa-me praticamente a tempo inteiro. Como freelancer, faço também alguns trabalhos relacionados com a área do design gráfico.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

A inspiração pode surgir de qualquer coisa, seja de um filme, uma exposição, uma viagem ou até um tecido. Também adoro ir a supermercados, especialmente quando quero fazer qualquer coisa relacionada com artigos para a casa.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Essencialmente com muita pesquisa! Seja pela internet, em retrosarias ou em viagens. Adoro trazer materiais ou tecidos de viagens.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Conjugar tecidos! Sem dúvida! Adoro.

Como é que divulgas o teu trabalho?

O meu trabalho é divulgado essencialmente pela internet.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sim, importantíssimo.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Acho que é mesmo uma moda, cada vez mais há pessoas envolvidas em projectos de artesanato urbano.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Penso que o importante é sermos fiéis a nós próprios e também ter muita dedicação.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

São muitos, seria uma lista enorme!

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Abrir o atelier Marta Mourão, o que poderá estar para breve...

11 comentários:

Bazar Barroco disse...

Adoro as saias da Marta!***

Concha disse...

Atelier Marta Mourão... isso é que era! Força Marta! :)

Graça Paz disse...

Também gosto muito ,parabens!

Vera Espinha disse...

adoro o trabalho da Marta!!

mexemtinta disse...

Obra feita.
Parabéns!

http://www.flickr.com/photos/fiosdelinha2/

Mané disse...

Gostei imenso da entrevista e de conhecer o trabalho da Marta. Que coisas lindas! Muito bom gosto e inovação :)

aiaimatilde® disse...

acho que ainda não conhecia! são lindas as saias! parabéns Marta pelo belo trabalho!

batatas com maionese disse...

Obrigada a ti Elsa e a todos os simpáticos comentários :)

Unknown disse...

Gostava de saber se já existe a loja Marta Mourão...

Elsa Fernandes disse...

Olá Rita,
Reencaminhei o seu comentário para a Marta, de forma a que ela possa responder-lhe sobre a melhor forma de adquirir as saias Marta Mourão.

batatas com maionese disse...

Olá Rita. Aqui fica a loja online:
www.martamourao.bigcartel.com

Obrigada!