domingo, 17 de maio de 2009

Mãos e Art

Nome: Anabela Romano
Cidade: Porto
Blog: lojamaoseart.blogspot.com
Loja online: http://en.dawanda.com/shop/maoseart e lojamaoseart.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/maoseart/




Como descreverias o teu trabalho?

Colorido, variado e romântico.



Como é que tudo começou?

Desde pequena que os trabalhos manuais fazem parte do meu dia a dia. O tricô, bordado, croché e, principalmente, o desenho.



Como escolheste o nome do teu projecto?

A muito custo, brincar com as palavras não é o meu forte. Associei o trabalho manual com arte. Daí mãos e art.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Porque faz parte de mim, é uma parte do que sou como pessoa. O que me motiva é essencialmente a necessidade de criar.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Infelizmente não, ocupam cerca de duas a três horas diárias. Trabalho numa empresa de projectos e instalações de gás em conjunto com o meu marido. Isto, além da casa, dos filhos, do cão e do hamster :)

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De tudo o que me rodeia. Uma pintura, um livro, uma paisagem, um tecido. Tudo pode servir de ponto de partida para um novo projecto. Inclusive um trabalho mal sucedido pode originar uma nova ideia, uma nova textura.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Tento encontrar em lojas físicas, de artes decorativas, retrosarias, mas não é fácil. Recorro muitas vezes a lojas online fora do país, principalmente para material que é difícil de encontrar ou é muito caro em Portugal, como por exemplo algumas peças de montagem de bijutaria e ferramentas específicas para trabalhar a massa de modelar.

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

A parte criativa, sem dúvida! A altura em que temos uma nova ideia para uma peça, o desenho. Tenho uma agenda que anda comigo para todo o lado, onde faço pequenos apontamentos e os meus desenhos. As primeiras ideias são muito importantes para mim.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Através do passa a palavra, da internet e da participação em eventos.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Tem um papel muito importante. A internet é fundamental a nível da divulgação. Funciona como um portfólio, como uma montra.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

É bom, porque há mais divulgação e procura do nosso trabalho.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?



Procurar ser original, seguir o instinto, a intuição. E trabalho... muito trabalho.

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Vou mencionar só dois ou três nomes como a Donna Kato, Louise F. Cosi e a Kathleen Dustin. Estes, entre muitos, com um trabalho delicioso que são uma verdadeira inspiração.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Continuar a ter gosto, a possibilidade de experimentar novos materiais e técnicas e criar.

4 comentários:

anabela disse...

Obrigada Elsa, beijinhos.

Anabela

Bokwus disse...

Gostei muito de ler esta entrevista. É com muita atenção e gosto que sigo o trabalho da Anabela ;)

aiaimatilde® disse...

a Anabela só faz coisas lindas!!! :)
beijinhos!

isa disse...

a minha tia é uma artista maravilhosa :)