domingo, 28 de junho de 2009

Sara Mota

Nome: Sara Mota
Cidade: Malveira
Blog: saracolorido.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/46693316@N00




Como descreverias o teu trabalho?

Criativo, mutante e, sobretudo, para o público infantil. Sou muito exigente comigo própria e, às vezes, não gosto do resultado final.



Como é que tudo começou?

Desde pequena sempre gostei de criar coisas que exijam muita paciência, daí a minha profissão. Sempre senti que me faltava qualquer coisa para me sentir realizada. Quando descobri o Flickr, achei que era uma porta aberta para mostrar a minha dedicação e empenho nas peças que começaria a criar.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Primeiro começou por ser Saracoloridos, mas como no mundo virtual há modas e começaram a aparecer muitos nomes com a palavra «colorido», então decidi mudar para o meu nome pessoal.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Depois de muito ver o que os outros «artistas» faziam decidi experimentar comprar uns tecidos e uns feltros para me divertir. Quando crio uma peça o meu objectivo não é a venda, mas sim o prazer de criar. Adoro variar e estou em constante mudança, detesto repetir o que já fiz. Às vezes, as pessoas pedem-me uma peça igual à já feita, o que para mim é desmotivante; tenho de pôr qualquer coisa diferente para não me aborrecer!



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não, só nas horas vagas. Sou desenhadora de serigrafia artística no Centro Português de Serigrafia.



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Da minha solidão interior, dos pequenos pormenores que vejo no dia a dia, vindos muitas vezes da natureza... o amanhecer, uma folha caída no chão, uma brisa, uma nuvem...

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Essencialmente dos Armazéns dos Prazeres em Campo de Ourique.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Quando rabisco a peça numa folha e quando vejo a receptividade dos amigos quando a publico.

Como é que divulgas o teu trabalho?

No Flickr e, brevemente, num novo blog. Já fiz algumas feiras e sinceramente não gosto. Aliás afasto os clientes, virandos-lhes as costas!

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sim.



O que achas da actual moda do artesano urbano?

A culpa é da actual crise económica!

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Que sejam criativos, dedicados e que o façam com o coração. O trabalho copiado fica sempre sem interesse.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

São muitos, mas não refiro nomes para não me esquecer de ninguém! Eles sabem-no!

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Talvez uma loja, quem sabe!

6 comentários:

mulher de gengibre disse...

Adorei ler-te!
Além de uma belissima artista és uma pessoa maravilhosa, gosto muito de te ter como amiga, bjs*

E mais uma vez parabéns Elsa :)

tons neutros disse...

Obrigada Elsa!
Está muito red! :D

Carla beijinho grande!

Elsa Fernandes disse...

Beijinhos às duas! Fico muito feliz que tenham gostado :)

lika disse...

olá estive me deliciando olhando seus trabalhos são lindos e perfeitos,parabéns pela dedicação e talento...
tenha uma ótima semana
um abraço
Lika

pombamarela disse...

Gostei da entrevista e gosto muito dos teus trabalhos.

beijinhos,
ana

Eduarda silva disse...

Adoro