domingo, 24 de maio de 2009

Mulher de Gengibre

Nome: Carla Torrão
Cidade: Setúbal
Blog: cheiroatinta.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/mulherdegengibre




Como descreverias o teu trabalho?

Divertido, cheio de sentimentos bons, gosto de ver os sorrisos no rosto de quem os recebe. Os meus trabalhos destinam-se a crianças, mas na maioria dos casos são os crescidos que os usam.



Como é que tudo começou?

Em criança já vivia rodeada de linhas e agulhas. A minha mãe, com o auxílio da minha tia, fazia uma boa parte da minha roupa, eu aproveitava os tecidos que sobravam e fazia as roupas das bonecas. Depois afastei-me um pouco das agulhas e aproximei-me mais dos pincéis. Quando engravidei da minha filha senti a necessidade de voltar a pegar nas linhas e tecidos e agora que tenho máquina de costura não lhe dou descanso.



Como escolheste o nome do teu projecto?

É que eu gosto muito do homem de gengibre.



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

A satisfação de ter coisas feitas por mim e à minha maneira, aprender e evoluir...

Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não considero os crafts um trabalho. A minha vida é a normal de qualquer mãe e mulher que está em casa. Os meus filhos estão sempre em primeiro lugar, os crafts são realizados sem pressa mas com o objectivo de concretizar um por dia, por mais pequeno que seja, já me sinto realizada e feliz e é tão estimulante receber os comentários dos miúdos quando chegam a casa. São eles os meus primeiros críticos, os primeiros sorrisos vêm deles.



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De tudo o que me faz sonhar. Geralmente digo que vem dos meus filhos e é verdade; tudo o que faço começa por ser deles, é pensado para eles e inspirado neles.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Em retrosarias e lojas de artes decorativas. Muitos são oferecidos por amigos e sou incapaz de ter um material novo e não o usar logo...




De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

O começar a compor, de escolher os materiais, as cores, as formas e depois cortar tudo... adoro a «parte da tesoura», a minha mesa de trabalho é o chão, aprecio os momentos silenciosos, são os mais produtivos.



Como é que divulgas o teu trabalho?

Através da página do Flickr e da feira Crafts&Design no Jardim da Estrela.

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Muito importante, foi lá que tudo começou.



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Um exagero!

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Tentem mostrar nos vossos trabalhos aquilo que vocês são, os primeiros trabalhos são sempre feitos para nós. não façam o que os outros fazem, tentem inovar e experimentar várias possibilidades, não sigam modelos... vão pelo caminho mais comprido e - um dos aspectos mais importantes - procurem a qualidade, tanto nos materiais como no vosso talento.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Todos aqueles que me conhecem sabem que eu sigo o meu coração. São pessoas que além de talentosas, são boas pessoas. Não vou referir nomes, mas com regularidade digo o quanto os admiro...



Quais são os teus sonhos para o futuro?

Esta é sem dúvida a pergunta mais difícil, eu vivo o presente a sonhar. Continuar a evoluir e ter mais reconhecimento.

16 comentários:

maria madeira | antónio rodrigues disse...

É sempre inspirador passar pela galeria da Carla!

buebau disse...

Sem dúvida umas mãos talentosas. Sou fã do trabalho perfeito e colorido da Carla.
Uma óptima escolha, sem dúvida!

mulher de gengibre disse...

Obrigada Elsa!
É com muita alegria que partilho o meu trabalho e o meu dia-a-dia convosco... obrigada a todos : )
Bjs*

Faz de Conta disse...

Parabéns Carla!
A entrevista está muito interessante!
Bjos :o)
Carla*

Unknown disse...

A Carla é das melhores pessoas que tenho conhecido últimamente!

Unknown disse...

* a verdade de criar....

Unknown disse...

;o)

Parabéns Carlinha!:o) És uma verdadeira fonte de inspiração!:o)

A entrevista tá mt divertida!:o)

Uma beijoca gnd!;D

Sónia disse...

Não conhecia o trabalho da Carla, mas pelos trabalhos expostos, adorei!

Esta "mulher de gengibre" é cheia de cor, originalidade e talento!

Excelente trabalho, parabéns!

mão maria disse...

A Carla é daquelas pessoas que dá gosto conhecer! Pela pessoa, e pelo trabalho, sempre tão inspirador;))
Beijinho Carla! Vêmo-nos na Estrela;)

Elsa Fernandes disse...

Muitos comentários à entrevista da Carla aqui também: http://www.flickr.com/photos/mulherdegengibre/3560302425/

Unknown disse...

simplesmente fantabulástico :)

isabel f. disse...

da Carla só podemos esperar coisas lindas :))
parabéns!!

las sandalias de ana disse...

ohhh, so cute!!! ;)

eu disse...

Já tenho em casa alguns dos trabalhos da Carla e ela além de transparecer a alma de um bom ser humano é uma explosão de cores, técnicas e materiais... Sem nunca se "repetir".

beijinhos***

Sonia

tons neutros disse...

A minha craft perferida!
:)*****

Nu disse...

Estou completamente apaixonada pelo teu trabalho!