domingo, 8 de fevereiro de 2009

Susana Tavares



Nome: Susana Tavares
Cidade: Lisboa
Loja online: susanatavares.dawanda.com
Flickr: www.flickr.com/photos/atelierdosmiudos




Como descreverias o teu trabalho?

Uma enorme paixão.



Como é que tudo começou?

Tudo começou com um desafio do meu marido, que é o meu impulsionador e melhor apoiante, à minha arte. No ínicio da minha vida profissional fui educadora de infância e adorava trabalhar com crianças, mas tinha uma vozinha cá dentro que me dizia que faltava alguma coisa e que não iria ficar por ali. O meu marido propôs-me tentar encontrar isso… Então decidi fazer uma exposição das peças que criei nos meses seguintes e pôr-me à prova. A exposição correu muito bem e recebi uma grande motivação de todos. A partir desse dia decidi virar a página na minha vida.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Neste momento o nome do meu projecto é o meu nome, pois nada melhor o descreve. O meu trabalho também sou eu, daí o nome Atelier Susana Tavares.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Sempre me motivou explorar diversos materiais, misturá-los, dar-lhes vida, criar!

Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Sim, vivo do meu trabalho como artista plástica, tenho um atelier em Lisboa onde trabalho todos os dias da semana. Mas a minha vida são também os meus três filhos - o Bernardo, a Rita e o Guilherme… que tenho de levar à escola, brincar, organizar os dias, ajudar nos trabalhos de casa. Tudo com muitas gargalhadas, mas também alguns ralhetes :)



De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

A inspiração vem dos meus filhos, do meu marido, das minhas emoções e paixões, dos trabalhos maravilhosos de outros artistas, das cores, do amor, das tendências.

Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Em lojas de arte, em revistas, em bocadinhos que sobram de outros projectos, nas retrosarias… um pouco em todo o lado.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Gosto de todas as partes… trabalhar a ideia, a realização e a concretização que sabe muito bem, especialmente quando supera as minhas expectativas.

Como é que divulgas o teu trabalho?

O meu trabalho é divulgado essencialmente pela internet, em algumas exposições e feiras que já realizei, mas muito pelos meus familiares, amigos e clientes que estão sempre a passar a palavra.



A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sim, é fundamental. A internet é um mundo fascinante que representa muitas oportunidades de mostrar ao mundo o meu trabalho. E saber a opinião de pessoas de todo o mundo é muito bom e motivador, pois não me deixa esquecer de que fiz bem em seguir o meu sonho e acreditar em mim.

O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Acho importante que as pessoas possam criar e que criem pois só lhe fará bem à alma. E que possamos criar e crescer, mas sempre com respeito e originalidade.



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Que frequente um dos meus workshops de estímulo à criatividade… ih, ih!!! Embora possamos gostar de muitos outros trabalhos e ter vontade de fazer porque é «muito bonito», devemos sempre pensar que é bom mantermo-nos fiéis a nós como indivíduo e não ter medo. Eu sei, porque também já cometi esse erro, mas desde que decidi não ter medo, sou mais eu, mais feliz e melhor.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

O Atelier XT [ já entrevistado no Vidas Crafty ] foi a minha primeira descoberta no Flickr e fiquei deslumbrada com tanto bom gosto e talento em alguém que na altura usava uma inspiração de cores semelhante à minha. Também gosto muito da Rute Reimão, Wishes and Heros [ já entrevistado no Vidas Crafty ], Ana Ventura, Kelly Rae, Danita, Lilymoon… ui e muitos, muitos outros!

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Continuar a criar e a crescer e impulsionar o movimento de Happy Art… ou seja, a arte que proporciona momentos de felicidade a quem a aprecia. Quero encher galerias de beleza, cor e alegria.

11 comentários:

buebau disse...

Eu adoro o trabalho da Susana. E adorei ler a entrevista.
Foi uma excelente escolha.
Muito sucesso Susana***

kuartzo disse...

Não conhecia o trabalho de Susana Tavares, mais uma vez o Vidas Crafty levou-me a conhecer uma artista original cujo trabalho está de Parabéns!

Marca de Água disse...

Já acompanho o trabalho da Susana há algum tempo e foi optimo conhecer a pessoa por detrás das peças! Parabens

pedriki disse...

Minha querida fofa, não fazes ideia do orgulho imenso que sinto por ti. A cada passo que dás para seres feliz, mais te aproximas de mim. Não me deves nada, Susana. Eu é que te agradeço, por cada dia que passo contigo. Obrigado.

Raquel disse...

Querida Susana, já sabes que sou fã do teu trabalho, e ler estas palavras, só confirma ainda mais a beleza do teu trabalho, e do magnífico ser humano que és!!
Um grande beijoca, "Professora"!! :)

Susana Tavares disse...

Ui, ui...que me estão a deixar com a lagriminha no olho...
obrigada e um beijinho grande do fundo do coração :)

sara aires disse...

Lindo! Adorei conhecer!

Menina Azul disse...

Eu não conhecia o trabalho da Susana e tenho a agradecer à Elsa por me ter proporcionado este encontro! Parabéns Susana pelo trabalho e deixe que lhe diga que me proporcionou, de facto, momentos de alegria, ao vê-lo...

Unknown disse...

O teu trabalho tem tido uma evolução surpreendente!

Vanda Sousa disse...

Olá! Queria deixar os meus parabéns pelo blog, que fiquei a conhecer porque acompanho o trabalho da Susana. Acho a ideia muito engraçada e uma maneira alternativa de divulgar o trabalho de outras pessoas! Prometo ser uma fiel seguidora!

vanda garrau disse...

ola lindaaa:))))
sou cliente que adora os teus trabalhos lindos:)
adorei o blogue
jinhos grandesss