domingo, 21 de fevereiro de 2010

Les Petites Choses



Nome: Vera, a mãe e Vanessa, a filha
Cidade: Lisboa
Blog: les-petiteschoses.blogspot.com
Loja online: verarodrigues.etsy.com
Flickr: www.flickr.com/photos/29444122@N06



Como descreveriam o vosso trabalho?

O nosso trabalho é (ou procura ser) romântico, feminino e de inspiração vintage, de certa forma nostálgico, mas que se adequa ao dia-a-dia. Acima de tudo, queremos criar peças que nos dão prazer e que achamos bonitas :)



Como é que tudo começou?

Começou com a loja no Etsy, que a filha criou para a mãe em 2007, na esperança de poder mostrar as suas peças. Depois, a filha incentivou a mãe a criar mais peças de bijuteria, numa colaboração entre as ambas.

Como escolheram o nome do vosso projecto?

A loja tem o nome da mãe, Vera Rodrigues, mas achámos adequado procurar um nome que de certa forma sintetizasse as características das nossas peças. Assim, escolhemos um nome em francês que nos remete para a elegância e delicadeza (não podíamos esquecer Maria Antonieta!). O nome em si, «As pequenas coisas», é uma referência directa ao que fazemos: pequenas peças, delicadas, sem pretensões, para uso no dia-a-dia.



Porquê fazer crafts? O que é que vos motiva?

Existe um prazer inexplicável em criar coisas. Todo o processo, desde as primeiras ideias à escolha dos materiais e à sua combinação, que nos fascina, relaxa, e nos dá imensa alegria. É igualmente motivador ver que muitas pessoas partilham os nossos gostos ao ponto de comprarem as peças. Assim, vamos criando ligações, passando um pouco de nós para outras pessoas. Costumamos dizer que as nossas peças viajam mais do que nós!



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os vossos dias?

A mãe é funcionária pública, a filha estudante de Design de Comunicação, além de ter a sua própria loja. Os crafts ocupam assim, e da melhor forma, os nossos tempos livres.

De onde vem a inspiração para os vossos trabalhos?

Gostamos muito de peças vintage, das peças decorativas de certos períodos históricos, da natureza, de texturas e de elementos femininos. Tentamos incorporar esses elementos nas nossas peças.



Onde é que encontram os materiais para os vossos projectos?

Os nossos materiais são maioritariamente comprados no site Etsy, onde temos também a nossa loja, pois existe uma variedade enorme de peças para todos os gostos e que dificilmente encontramos cá em Portugal.



De todo o processo de produção das vossas peças qual é a parte que mais vos agrada?

Sem dúvida que é a junção dos materiais. Sentimos uma grande emoção ao ver as peças ganhar forma, muitas vezes alteramos a ideia original porque encontramos uma outra peça que podemos adicionar. É como se estivéssemos a encontrar um tesouro :)

Como é que divulgam o vosso trabalho?

Essencialmente através do Flickr, onde postamos fotos das novas peças com regularidade e também através do blog, onde disponibilizamos algumas peças para quem não tiver conta no Etsy.



A internet tem um papel importante na divulgação do vosso projecto?

A internet é fundamental. Experimentámos feiras de artesanato, mas não obtivemos o mesmo feedback. A internet permite-nos sair de Portugal e atingir outros públicos, que de outra forma não teriam acesso ao nosso trabalho.



O que acham da actual moda do artesanato urbano?

Achamos que é uma moda muito saudável! O artesanato deve dar prazer a quem o faz e acreditamos que serve até de terapia para muitas pessoas, além de proporcionar um rendimento extra a nível financeiro. Desde que exista respeito pelo trabalho de cada artesão, que se mantenha um certo nível de qualidade e que se goste realmente do que se faz, é uma moda a seguir.



Que conselho dariam a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Tal como nós fizemos, o conselho é experimentarem muito, mesmo com materiais e técnicas que pensem que não vão gostar, por vezes temos surpresas! Quando encontrarem um modo de criar pelo qual se apaixonem de verdade, trabalhem muito, vejam o que se faz dentro desse género, e criem algo que a vós diga algo, com que se identifiquem.

Podem partilhar alguns dos vossos crafters favoritos?

Existem muitos! Estes são alguns: Sweet Pee, A Ervilha Cor de Rosa, Caixa de Ideias, Mi-nuxa, Bijouxka, Thumble, Munieca...

Quais são os vossos sonhos para o futuro?

Gostaríamos de criar um site, mas mantendo tudo a um nível familiar e nano-mini-micro, pois queremos continuar a criar porque nos dá prazer, sem grandes condicionalismos.

7 comentários:

Camila F. disse...

Ótima entrevista! Trabalho maravilhoso.

London Lisbonite disse...

I LOVE that ring. Gorgeous!

Unknown disse...

confesso que não sei qual dessas peças escolheria??!! acho que ficava com tudo.

parabéns, visitei este blog e esta primeira noticia deixou-me de boca aberta... estas peças são lindas, as cores, a mistura de materiais...

tudo com bom gosto:)

Norah disse...

Partilho da opinião da Angelina Gomes...... Parabens.

Norah

Glimmer le Blonde disse...

Adorei o teu blog... Que óptima ideia!
E adorei principalmente esta entrevista. Adoro este artesanato e vou ficar atenta!

glimmerleblonde.blogspot.com

Ana Encarnação disse...

Olá Elsa! :)

Fico feliz de ver que continuas a escolher artesãos e trabalhos muitíssimo interessantes.
Há uns tempos sugeri-te os meus trabalhos para uma possível entrevista, gostaria de saber se ainda estarás interessada.

Adorei a entrevista da Dina, ela é, de facto, uma artista e tanto. E gosto muito dos trabalhos dela.

Vou continuar a visitar, sempre em busca de conhecer novos e maravilhosos trabalhos e artesãos.

Beijinhos, boa semana***********;)

Guizito disse...

Então querida? Porque paraste?

beijinhos e espero que esteja tudo bem contigo.