domingo, 6 de dezembro de 2009

Suspiro de Cor



Nome: Andreia Luzia Fonseca
Cidade: Santa Maria da Feira
Site: www.suspirodecor.com
Blog: suspirodecor.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/suspirodecor




Como descreverias o teu trabalho?

É um trabalho, acima de tudo, cheio de cor e de alegria. Que vai tomando forma muito lentamente e onde cada pormenor tem uma atenção diferente.



Como é que tudo começou?

Desde sempre tive gosto pelo desenho e pelas artes plásticas, o que me motivou a optar pelo Design de Comunicação. E isso foi uma mais-valia para a esquematização das primeiras peças. Já o gosto pela costura talvez seja uma herança materna, visto que a minha mãe é modista de profissão. Além disso, as horas de brincadeiras passadas no seu atelier entre linhas e tecidos também contribuíram para o gosto pela costura. Contudo, as primeiras experiências envolvendo o feltro surgiram em meados de 2006. Depois de conhecer o material e as suas possibilidades de trabalho, foi amor à primeira vista.



Como escolheste o nome do teu projecto?

O nome Suspiro de Cor surguiu devido à necessidade de querer transmitir sensações de fantasia, alegria, cor, diversão, etc. Assim, depois de algumas conjugações linguísticas, surgiu Suspiro de Cor. Achei-o logo ideal para o projecto.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Motiva-me o facto de criar novas personagens a cada instante. Cada peça é única, nunca existem duas peças iguais. E porque é o «meu momento», onde posso dar vida à minha imaginação livremente.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não, os crafts não são um trabalho a tempo inteiro. São um trabalho que surge em todos os momentos livres que tenho, são também uma forma de relaxar. Profissionalmente, sou auxiliar administrativa e trabalho numa biblioteca pública.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Não existe propriamente uma «fonte» de inspiração, ela surge naturalmente. Talvez trazida por simples pormenores ou formas de pequenas coisas com que lido ou me vou deparando ao longo dos dias.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Os feltros e as pequenas aplicações, por norma, compro em retrosarias locais. Os lápis em madeira natural, que uso na criação dos «lápis animados», adquiro na fábrica Viarco, a única produtora de lápis a nível nacional. Numa ou outra circunstância compro também algum material online.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Humm... apesar de apreciar imenso a parte em que dou as primeiras formas às peças no papel, creio que a parte que mais me dá prazer é a sua finalização, onde depois da conclusão da base da peça, faço os bordados, as aplicações dos brilhos, enfim, os pequenos pormenores.

Como é que divulgas o teu trabalho?

Principalmente através do blog, mas as lojas que comercializam algumas peças e algumas mostras de artesanato urbano em que participo, também são um óptimo meio de divulgação.



A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Sim, é um meio directo, rápido e eficaz no contacto com as pessoas.

O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Esta é uma questão um pouco sensível. Por um lado acho óptimo, foi a oportunidade de novos criadores se darem a conhecer e de serem valorizados pelo público. Foi também a oportunidade de reanimar e desenvolver técnicas artesanais que há muito tinham ficado esquecidas e presas no tempo. Por outro lado, creio que começaram também a surgir os «artesãos da oportunidade», que criam objectos muitas vezes sem qualidade.



Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Bom, acima de tudo, que tentem transmitir o que lhes vai na alma através da criação de objectos originais e criativos. Creio que captar um estilo próprio é isso mesmo, reflectir um gosto pessoal e uma personalidade em algo.

Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Admiro o trabalho de vários crafters, pelo magnífico talento que demonstram. Por isso, designar alguns seria uma missão impossivel.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Continuar a fazer o que gosto, transmitir muitos sorrisos, evoluir também nas técnicas e, um dia, quem sabe, ter um espaço Suspiro. Com muita, muita cor.

Sem comentários: