domingo, 7 de junho de 2009

Rosa e Chocolat

Nome: Maria Isabel Freire
Cidade: Coimbra
Blog: rosaechocolat.blogspot.com
Flickr: www.flickr.com/photos/rosaechocolat




Como descreverias o teu trabalho?

Faço almofadas e outras coisas com lãs, algodão, tecidos, fitas, botões e, principalmente, com linhas e bordados.



Como é que tudo começou?

Tudo começou há muito, muito tempo com o ponto cruz (que já não consigo fazer, fartei-me), mas mais a sério devo dizer que foi por causa da internet. Foi uma volta pela internet e a descoberta do Flickr e deste montão de gente fabulosa que me fez levar esta minha mania de estar sempre de volta das linhas e dos bordados ao serão mais a sério :)

Como escolheste o nome do teu projecto?

Não sei! Gosto da combinação das duas cores, a minha filha adora cor-de-rosa e eu sou viciada em chocolate :)



Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

Não consigo estar sentada em frente à televisão uma noite inteira a fazer zapping, tenho sempre que ter alguma coisa com que me entreter. Por outro lado, a minha mãe foi-me ensinando a mim e à minha irmã, desde cedo, a fazer um pouco de tudo - malha, croché, bordado etc.. Por isso sempre houve materiais lá por casa para fazer experiências - umas luvas, umas meias... e eu sempre gostei de experimentar coisas novas. Um dia precisei fazer umas almofadas para a nossa casa da praia e pus umas fotos no Flickr. Depois os comentários começaram a surgir e foram a motivação para continuar. E assim foram aparecendo outras coisas.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Não, infelizmente não tenho todo o tempo que gostaria para dedicar às almofadas, mas é a vida! Só tenho tempo para elas normalmente depois de jantar - por isso ando a dormir tão pouco :) – e ao fim de semana.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

De nenhum e de todo lado :) As ideias às vezes surgem quando menos se espera. Ainda outro dia estava numa fila de trânsito e tive uma ideia. Podem vir também da cooperação com outros artistas, como aconteceu com esta almofada, cujo desenho é do Gustavo Aimar, e como aconteceu também já com uma artista alemã, a Yvonne, com quem fiz uma espécie de intercâmbio de ideias. Vi um ATC [ Artist Trading Cards ] dela giríssimo e pedi-lhe autorização para fazer uma almofada com inspiração nesse ATC. Ela concordou e, posteriormente, fez outro ATC (na segunda foto) com inspiração na minha almofada. Foi muito giro. Devo dizer que esse último ATC é meu - ela fez o favor de mo oferecer - e a almofada é dela agora :)




Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Infelizmente esse é um problema que ainda tenho, porque aqui há muito pouca escolha. Comecei agora a comprar via internet e, por exemplo, em termos de tecidos há coisas giríssimas. Devo dizer que estou a ficar um pouco viciada :)

De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Principalmente o bordado e a concepção do todo em termos da mistura de tecidos, galões, malha ou croché aplicações, etc. A parte que menos aprecio são os acabamentos – a parte da confecção da almofada propriamente dita, cozer e fazer os remates.



Como é que divulgas o teu trabalho?

A divulgação é feita na internet, pelos amigos, pelas pessoas que vão tendo as minhas almofadas e, principalmente, de boca em boca, que normalmente também é o melhor sinal que as pessoas gostaram, não?!

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

Super importante, sem ela eu não existia como fazedora de alguma coisa. Foi aqui que tudo começou e por aqui continuo :D



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Não gosto muito do nome, mas compreendo-o. É realmente feito por gente dos espaços mais urbanos. Como em tudo há excelentes trabalhos, mas também há muita coisa que não presta e, principalmente, muitas cópias. Há muita gente que não faz nada de novo, que se limita a copiar o trabalho dos outros e se intitula artesão, enfim. Não digo que nunca copiei nada de ninguém, já o fiz, mas recuso-me a assumir esse trabalho como meu, seja no meu blog ou no flickr.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Eu acho que toda a gente no começo tem tendência a copiar alguma coisa :D. O meu conselho é que procurem um estilo próprio e tentem fugir ao que toda a gente faz. Nem sempre é o caminho mais fácil, bem sei, mas a longo prazo vai trazer melhores resultados com toda a certeza.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

Em primeiro lugar tenho de referir a pessoa responsável por estar a responder a estas perguntas, a Gisela, do Ox-Hill, pois foi através do blog dela que descobri este mundo enorme de todas as outras pessoas que vou referir e muitas mais: Syko, Anna Barrow, Town Mouse, Cathy Gaubert, Lovely Paper, Resurrection Fern, RevoluzZza e um português da querida Maria de que gosto muito: Kase-Faz.

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Gostava muitíssimo de ter mais tempo para me dedicar às almofadas e afins e, como é claro, que as pessoas tivessem cada vez mais interesse pelo meu trabalho. E poder fazer só isto :D

12 comentários:

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guizito disse...

Um espectáculo!
Conheço o trabalho... é digno que um óscar :)))

bjs e parabéns à artesã :)
*

Fui eu quem apagou o comentário anterior estava cheio de gralhas!!

papoila menina disse...

Lindíssimo este trabalho, na concepção, na originalidade, no conceito. Gostei muito de conhcer. Obrigada, Elsa, pelas escolhas...e pela partilha!**

buebau disse...

Sou fã do trabalho da Isabel! Adoro a forma como ela combina as diferentes técnicas em cada peça.
Um beijo enorme e muito sucesso!

isabel f. disse...

Obrigado Elsa :))
obrigado, meninas!!
bjs

Maria madeira | António rodrigues disse...

Conhecia já o trabalho da Isabel antes de me aventurar com o meu projecto na net, e sempre o admirei.

Pelo conceito, pelo bom gosto,pela originalidade,criatividade, pela perfeição nos acabamentos, que já pude constatar, pois sou a feliz possuidora de duas peças dela.

Continuação do bom trabalho e um grande beijo!

Maria*
( Muito obrigada pelo link,é uma honra! )

mulher de gengibre disse...

Parabéns pelo maravilhoso trabalho Isabel, é sempre um prazer ver as tuas fotos, bjs*

pirolices disse...

Parabéns à Rosa e Chocolat pelo magnífico trabalho!!!
Adorei conhecer!

cc disse...

Lindo! Lindo! Lindo!Não conhecia...
Muito parabéns!
Bjs
CC

Sónia disse...

Já conhecia o trabalho da Isabel, do qual sou fã!
Adora a forma criativa e plena de bom gosto, com que combina diferentas materiais e cores... E no final, todas as suas peças nos transportam para um "mundo imaginário" pintado a tons de "Rosa e Chocolate"

Parabéns!

lika disse...

dei uma espiadinha no seu blog hoje ta lindo demais da conta...seus trabalhos são lindos de viver....amei...da uma passeada no meu blog e da uma espiadinha na minha galinha cor de rosa,amo cor de rosa...
parabéns pelo trabalho
um abraço
lika

Dionaea disse...

Adoro os trabalos da Isabel, são sempre uma coisa fantástica que nos arregala os olhos e é impossível não sorrir e gostar! :)
Um beijinho